segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Amor à Vida

"Messi nasceu em Rosário, Argentina"

Curiosidade quase inútil que descobri quando cheguei lá e que resolvi te contar. 


Praia de rio e não de mar.

Como já fui a Argentina um bom número de vezes, da última resolvi que não ficaria só em Buenos Aires. Amo a Argentina - a língua, a comida, as pessoas. A ideia foi boa, mas errei ao ficar apenas um dia em Rosário. Ela merece ao menos dois e o principal motivo é o Parque de las colectividades, mas depois eu falo dele.

La Florida é a “praia” deles. Muita gente veleja, nada e se bronzeia no Rio Paraná. Fui até lá de ônibus, desci, mas foi desnecessário, já que eu não pretendia nadar nem caminhar por ali. Achei que o cartão de transporte SUBE que eu tinha usado em BUA também servisse nos ônibus de Rosário, mas não serve e eles não aceitam dinheiro. Daí o motorista fez uma sugestão: que eu deveria pedir à próxima pessoa que entrasse no ônibus para pagar a minha passagem com seu cartão e eu daria o valor em dinheiro à pessoa. Funcionou.

Edifício histórico no Calçadão Córdoba.


Na volta, o ônibus segue quase todo o tempo pela orla do rio, e eu desci em frente ao Monumento à Bandeira, onde um fogo queima sem cessar, em homenagem à nação argentina. Atravessei uma faixa de pedestre pintada nas cores da bandeira, e passei por praças (claro que uma delas se chamava Plaza de Mayo), entrei em igrejas, parei pra comer, observei artistas de rua na Peatonal Córdoba, uma caminhada bem descompromissada num lugar onde eu só passaria um dia e uma noite.

Monumento à bandeira.

Chama eterna.


À noite, me sugeriram caminhar na região de Pichincha, mas eu seria mais específico e diria que a única avenida que achei legal nesse bairro foi a Oroño, larga, movimentada e bonita. Percebi que a pessoa tinha errado mesmo na recomendação depois que eu cheguei ao Parque e vi as mais diversas tribos ali reunidas – grupos de amigos bebendo e ouvindo música; casais fazendo piquenique; famílias brincando com as crianças; e até uma milonga (baile de tango) a céu aberto. E isso tudo depois da meia noite. A milonga se chama “Ocupa” porque a ideia justamente se ocupar os espaços públicos preenchendo-o com tango. O Parque é o de las Colectividades, que se liga também ao Parque España e Paseo de la diversidade.

No Parque de las colectividades, o ambiente é familiar
mesmo tarde da noite.


E adultos também se divertem.

 











Faixa de pedestres patriota.

Gastos de janeiro de 2020, época em que um real valia entre 17 e 18 pesos:

Guarda volumes da rodoviária: ARS$190,00 por 24 horas ou ARS$40,00 por hora.

Café da manhã no Havana: ARS$430,00 por um alfajor, um suco de frutas e um sanduíche de frango com guacamole.

Ônibus da empresa Urquiza de Córdoba a Rosário: ARS$1.300,00, 6 horas de viagem.

Ônibus da empresa Urquiza de Rosário a BUA: ARS$990,00, 4 horas de viagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário