segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Escalada

Vá à praça e peça um conselho, vá pra casa e faça como você quer.” provérbio italiano.
Vale do Quilombo visto do Mirante Laje de Pedra - Canela - RS
Vivi quase um ano sem televisão. Foram dez meses morando em uma pensão até começar a dividir um apartamento com dois amigos. Antes, meu principal passatempo era a literatura, desde Na cama com Bruna Surfistinha até Gabriela Cravo e Canela, e o turismo, desde o friozinho gaúcho ao calor nordestino – ecletismo em tudo que faço. A sete quilômetros de Gramado, cidade da qual falei na postagem de maio, está Canela, onde foram gravados os primeiros capítulos de Duas Caras. O principal ponto turístico é a Cascata do Caracol, localizada em parque de mesmo nome, cujo valor da entrada é R$10,00. O Parque tem várias trilhas, quase todas calçadas, com vários mirantes para diferentes cascatas. De alguns deles se tem uma boa vista para a Cascata do Caracol, mas as melhores vistas são: a que se tem do Parque do Teleférico, de onde se tem uma noção mais ampla do todo; e a vista da base da escadaria de 730 degraus, bem pertinho da cascata, onde se pode até sentir um pouco da água. 730 é o número de degraus correspondente às escadas de um prédio de 44 andares. Mas vale a pena.





Eu estava certo. Realmente, tinha valido muito a pena:
 Quer dizer, nem tanto:
Alguém aí avise aos peregrinos de Aparecida do Norte-SP que eles estão pagando promessa no lugar errado.
Parque do Teleférico - Canela-RS
A meio quilômetro do Parque do Caracol está o Parque do Teleférico, mas é um parque sem trilhas. Os únicos atrativos são a tirolesa (R$15,00) e o teleférico (R$20,00), então você não vai gastar mais do que uma hora ali. A visão que se tem da cascata quando se está no teleférico, repito, é ótima, e abaixo dos seus pés haverá um jardim de hortênsias. Mas eu ainda acho que o teleférico de Nova Friburgo (in memoriam) era mais emocionante, não pela vista, mas pela altura. Se você não gosta de viver perigosamente, fique só com a escadaria da perna bamba (é assim mesmo que eles chamam a escada de 730 degraus). Ela é mais segura do que andar no teleférico – dois dias antes de eu estar lá, a corda se soltou da roldana e um casal se feriu, e não foi a primeira vez que um acidente desses aconteceu.
Minha avó queria que eu me chamasse Átila Brás porque eu nasci no dia desse cara aí.
 
Rio Caí fazendo a Curva da Ferradura
A 6km do Teleférico, está um parque igualmente belo, o do Vale da Ferradura. Tem poucas trilhas e poucos mirantes, mas a peculiaridade do local compensa. O transporte público de Canela só vai até o Parque do Caracol, por R$2,00, e só há duas saídas por dia: uma às 8h30, que volta às 12h, e outra às 12h, que volta às 17h ou 18h. Então você precisa caminhar até lá, mas o caminho já é um atrativo turístico, pra quem gosta de turismo religioso. Há dezenas de imagens de santos católicos à beira do caminho, que se chama Caminho das graças, mas, pra quem não é católico, talvez não tenha graça nenhuma. Se não quiser andar por ali, peça carona e tenha a mesma sorte que eu, de o administrador do Parque da Ferradura te levar até lá, e depois, na volta, passar de novo e te levar à cidade. O Vale tem esse nome por causa do formato da curva que o Rio Caí faz ali. Desça 30 minutos de trilha e você já pode cair no rio Caí (eu sou mesmo muito bom com trocadilhos) e na cachoeira Arroio do Caçador. Eu fui em março e as águas do rio ainda estavam bem refrescantes.
Cachoeira Arroio do Caçador
Quando subi a trilha de volta, alguns moradores do parque vieram se despedir de mim. São quatis bem simpáticos, e se aproximarão de você em busca de alguns petiscos. Veja alguns deles no vídeo que coloquei no youtube. Um deles queria comer meus biscoitos e brigou com outro quati que se aproximou.
Parque dos Paredões
Também perto desse parque está o Parque dos Paredões (R$5,00), mas tem uma aparência mal cuidada, e com apenas dois mirantes, que não têm muita graça depois de já ter visitado os outros lugares. Gostei não. Sugiro que vá a este parque antes dos outros, pra não se decepcionar, ou nem vá. O Parque do Palácio, no Centro, também é o ó. Gostei não. Mas vá assim mesmo, pra você ver com seus próprios olhos o quanto é péssimo. Bem, pelo menos eu sou do tipo de pessoa que, quando me dizem que alguma coisa é ruim, eu gosto de ver ou experimentar para que eu também chegue à conclusão de que é ruim, e não ficar apenas repetindo o que os outros me disseram. Então, leitor, eu te peço que tudo que eu disser nesse blog pra você não fazer, faça mesmo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário